Hélio Costa apresenta padrão de TV digital à Costa Rica

publicado em 20/03 às 00h20

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, passou a semana na Costa Rica para promover o sistema nipo-brasileiro de TV digital. Acompanhado pelo secretário de Telecomunicações do Minicom, Roberto Pinto Martins, Costa foi recebido pelo ministro da Presidência da Costa Rica, Rodrigo Árias. Essa foi a primeira visita de uma autoridade brasileira para apresentar a tecnologia na América Central.

O padrão já foi escolhido por cinco países da América do Sul (Peru, Argentina, Chile e Venezuela, além do Brasil) e também tem sido estudado pelo Equador, Cuba, Uruguai e África do Sul. Segundo o ministro das Comunicações brasileiro, a tecnologia adotada tem impactos nas políticas públicas de promoção e inclusão social e vem despertando cada vez mais o interesse dos países latino-americanos.

Costa afirma que o padrão nipo-brasileiro tem grandes vantagens em relação aos outros dois sistemas conhecidos no mercado internacional - ATSC (americano) e DVB (europeu), pois permite a recepção aberta e gratuita do sinal digital de TV em alta definição, portátil e móvel, com melhor qualidade de compressão do sinal de vídeo (MPEG-4). Os outros dois sistemas ainda utilizam o sistema de compressão MPEG-2.

Além disso, o sistema possui software em código aberto, que permite a recepção da TV digital sem a necessidade de pagamento de royalties por parte dos radiofusores e da própria indústria. Essa isenção de pagamentos não é possível nos outros dois padrões disponíveis no mercado.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Abert