Rádio UBM comemora seu primeiro aniversário

publicado em 29/05 às 19h19

Neste fim de semana a Rádio UBM completou um ano de existência; a emissora é um espaço privilegiado para difusão do conhecimento e da cultura, unindo gerações e interesses em um projeto coletivo de comunicação. Sua programação é transmitida 24 horas via Internet.

Atualmente, a rádio possui 13 programas, que são apresentados por acadêmicos do curso de Comunicação Social e também de outros cursos. A supervisora e responsável pelo espaço é a professora e coordenadora do curso de Jornalismo, Melissa Ribeiro. Ela  falou sobre a nova programação da Rádio, que vai entrar no ar em  junho.  “Nós vamos ter novos programas como, UBM Sucessos, Sintonia Brasileira e UBM Flash Back”, revelou.

Umas das novidades nesse primeiro ano da emissora é que agora toda programação será anunciada pela voz padrão da Rádio UBM, dos alunos Rianne Netto e Vinícius de Paula, ambos do 5º período de Jornalismo. Segundo Melissa, os programas ganharam uma cara nova. “Agora toda a programação terá apresentador. Alguns programas foram reformulados e toda a parte plástica da Rádio foi mudada, teremos novas vinhetas e novas chamadas”, disse.

Uma outra novidade marca o aniversário: “Pedras No Caminho” é a primeira Radionovela da Instituição, o primeiro capitulo foi levado ao ar ontem e é realizada pelos alunos do 5º período de Jornalismo, Edson Sill, Carla Rodrigues e outros. “Essa produção é uma experiência nova para os alunos e para o curso de Comunicação”, disse a Coordenadora Melissa Ribeiro.

APLICATIVO

Agora os alunos que tiverem um aparelho iPhone ou um celular com sistema operacional Android também vão acompanhar a programação da Rádio UBM. Atualmente, a emissora funciona através do aplicativo TUNE IN que pode ser baixado pelo APP Store ou pelo Google Play. Segundo o programador web da Instituição, Daniel Carlos de Souza, o aplicativo específico do UBM ainda está em desenvolvimento.

ALUNOS COLOCAM O CONHECIMENTO EM PRÁTICA

A ideia da rádio surgiu para que os alunos de Jornalismo pudessem praticar o conteúdo que aprendem dentro das salas de aula. Um exemplo dessa prática é o programa semanal, Bola Rosa, apresentado ao vivo toda quarta-feira, às 16 horas, pelas alunas do 5º período de Jornalismo, Natacha Prado e Thaís Duarte. Elas fazem comentários sobre todos os esportes. “A ideia de fazer o programa foi de nós duas. Como a gente precisava participar, de alguma forma, da Rádio UBM, então quis fazer alguma coisa que eu gosto e falar de esportes é uma delas, principalmente de futebol”, comentou.

O programa das alunas faz sucesso e, em novembro do ano passado,  chamou a atenção da mídia regional. A equipe do programa Rio Sul Revista, da TV Rio Sul – afiliada da Rede Globo no Sul do Estado fez uma reportagem com as duas apresentadoras no Laboratório Multimeios, onde o programa é produzido.  “A produtora da TV Rio Sul me ligou dizendo que gostaria de fazer uma reportagem com a gente, nós aceitamos e a experiência foi muito boa”, ressaltou Natacha.

O Bola Rosa  tem sido um grande aprendizado para as estudantes. “Está ótimo, eu gosto muito. Nós temos muito trabalho, mas vale à pena”, declarou a aluna.

Os alunos do 3º período André Calcagno, Edurne Miravete e Juliana Neves são os apresentadores do programa Café Cultural, que vai ao ar as quintas-feiras, às 16 horas. Durante a programação os estudantes divulgam os  eventos da região,  dão dicas de cinema, shows,  teatro, baladas, palestras e cursos que estão acontecendo. Os estudantes hoje já possuem o site do programa. O endereço é www.cafecultural.net.

A aluna Edurne conta que ela e os colegas que fazem o Café Cultural já adquiriram uma boa experiência nessa área, pois estão aprendendo a ter noção de tempo, ritmo de gravação e a editar. “No começo ficamos um pouco inseguros por que ainda estávamos no 1º período, mas hoje, com um ano de programa, nos sentimos seguros e felizes com sucesso do programa”, finalizou.

Fonte: A VOZ DA CIDADE