Ibope: Rádio tem penetração 22% menor do que a TV nos lares brasileiros

publicado em 25/09 às 11h21

Levantamento faz parte de exposição que comemora os 70 anos do instituto

 

Hoje em dia, o rádio, que já foi o principal meio de comunicação no país, tem penetração 22% menor do que a TV nos lares brasileiros. Presente em 97% dos domicílios, a televisão é tão dominante que 43% das pessoas que navegam na web o fazem assistindo a programas televisivos. As informações são do Ibope e estão reunidas na exposição Opinião – O que o Brasil Acha do Brasil, um evento em comemoração aos 70 anos do instituto de pesquisa.  

Entre outras informações recolhidas pelo Ibope nessas sete décadas e apresentadas na mostra está a das músicas mais tocadas no país até os anos 1980 -- quando o instituto deixa de fazer esse levantamento. Em 1955, por exemplo, a música Pois É, de Ataulfo Alves, foi uma das mais ouvidas. Dez anos depois, em 1965, Alves foi substituído por Elis Regina, que interpretava Arrastão, canção que deu a ela a vitória como revelação no Festival da TV Excelsior. E, em 1975, foi a vez de Clara Nunes dominar os ouvidos, com O Mar Serenou.

 

A mostra também exibe dados comparativos, como a visão que homens e mulheres têm em relação aos direitos e deveres uns dos outros. Segundo pesquisa, em 1955, cerca de 57% da população acreditava que o lugar da mulher era em casa e, em 2007, 93% dos entrevistados não concordavam que os homens deviam pôr mais dinheiro em casa do que as esposas.

Serviço
O quê:
Exposição Opinião – O que o Brasil acha do Brasil
Quando: de 25 de setembro a 18 de novembro. Visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Entrada até as 16h
Onde: Catavento Cultural e Educacional – Avenida Mercúrio, s/no, Centro, São Paulo
Quanto: 6 reais

 

Fonte: http://veja.abril.com.br