Rádio de Schroeder está no ar

publicado em 26/06 às 14h35

Com programação musical, a emissora comunitária dá os primeiros passos

No dia 1º de abril começou a funcionar, de forma experimental, a primeira rádio de Schroeder A rádio comunitária, na frequência 87,5 FM, coordenada por 11 entidades, só entrou oficialmente no ar no dia 1º de maio com o nome Schroeder Strasse (Rua Schroeder).

Quinze comunicadores voluntários são responsáveis pela programação que, por enquanto, é só musical. “Tocamos música, divulgamos informações de utilidade pública e empregos, mas ainda não temos jornalismo”, disse o presidente da rádio, Osnildo Konell. Ele lembra que os locutores são indicados pela entidades participantes. Konell diz que a programação é diversificada.

Em uma região onde a colonização alemã é muito forte, aos domingos a rádio transmite o programa alemão “Guterstrasse, Gutermusik” (Bom caminho, boa música). O responsável pelas três horas de transmissão é o comunicador William Fritzke, de 17 anos. William terminou o ensino médio e pretende fazer faculdade de rádio e televisão, mas ainda engatinha no alemão. “O programa é alemão, porque tocamos bandinhas e músicas alemãs. Falo algumas palavras em alemão que meu pai e o Osnildo tem me ensinado algumas coisas.”

O destaque da atração é um personagem criado por um morador da cidade: o alemão perdido. O imigrante quer chegar a Pomerode, mas não encontra o caminho. A cada domingo, ele passa por situações inusitadas como cair no alambique da cidade e quase se afogar na cachoeira do Bracinho. “Ele é maluco e os ouvintes adoram. Chego a receber 50 ligações em um programa”, orgulha-se William.

As entidades investiram cerca de R$ 30 mil na compra de equipamentos e sobrevivem com valores arrecadados nos apoios culturais – rádios comunitárias não podem fazer comercial – e valores recolhidos na cidade. “A rádio está indo bem e temos muitos planos como investir mais R$ 15 mil e deixar tudo certo em termos de equipamentos e músicas”, disse Osnildo.

Além de Schroeder, mais três municípios da região têm rádio comunitária: Jaraguá do Sul, Guaramirim e Massaranduba.

Fonte: A NOTíCIA