História do Rádio no Brasil



    * Foi oficialmente inaugurado a 7 de Set. 1922.
    * Com um transmissor de 500 watts,da Westinghouse, no alto do Corcovado - RJ, para 80 recepts.
    * O primeiro programa foi o discurso do Presidente Epitácio Pessoa.
    * A Instalação de fato aconteceu aos 20 de Abril de 1923 com Roquete Pinto e Henry Morize com a "Rádio Sociedade do Rio de Janeiro".
    * Sua programação era para a elite, não para a massa: com ópera, recitais de poesia, concertos, palestras culturais...
    * Receptores caros, importados.
    * Finalidade cultural, educativa e altruísta.
    * Mensalidades pagas para quem tinha os receptores, doações.
    * Anúncios pagos eram proibidos

Era comercial:

    * Começa na década de 30 as transformações.
    * Decreto n. 21.111 de 01/03/32 autorizava a 10% de sua programação ter comerciais.
    * O erudito se torna popular.
    * Contrata-se artistas e produtores.
    * A competição trouxe:
         1. desenv. Técnico,
         2. status da emissora (ibope) e
         3. popularidade do veículo

Época de "Ouro do Rádio"

"O impacto do rádio sobre a sociedade brasileira nesta época, foi muito mais profundo do que aquele que a televisão viria a produzir 30 anos depois." A era do Rádio,Orlando Miranda, p.72

    * Nos anos 40 acontece a "época de ouro do Rádio"
    * Programação mais popular, mais audiência
    * Surge o Ibope, dia 13 de Maio 1942
    * A primeira radionovela, 1942: "Em busca da felicidade"
    * Esportes, radiojornalismo -Repóter Esso...
    * O contexto da primeira guerra mundial e a copa do mundo marcaram esta época do Rádio.

Chega a TV e o rádio muda:

    * Os artistas do Rádio vão para a TV
    * Troca-se os artistas e programas de humor por música
    * As novelas e programas de auditório por serviços de utilidade pública
    * Busca-se a segmentação
    * Chega um poderoso impulso: o Transistor, em 23/12/47. Comunicação mais ágil, ao vivo da rua, e receptores sem tomadas.
    * As FMs aparecem na década de 60, com muito mais músicas.